Maior parte das consultas sobre emprego no site da Secretaria é feita por moradores de outras cidades

 

Dourados, que vive grande fase de desenvolvimento, continua chamando a atenção de moradores de outras cidades. O município tem atraído muitas empresas, gerando emprego qualificado e investido na melhoria da qualidade de vida.Uma pesquisa no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável mostra que, em janeiro, 21% das consultas sobre emprego são provenientes de Maringá (PR), uma das poucas cidades consideradas de excelência no Brasil. Outros 7% são de Campo Grande e 6% de São Paulo.

De Dourados, são 27% das consultas. Somando as visitas de Maringá e Campo Grande, chega-se a 34%, percentual muito superior ao das consultas da população da própria cidade. Aparecem consultas consideráveis também do Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Manaus.

“Isso confirma que nossa cidade está em franco desenvolvimento e chama a atenção de centros importantes devido à política de desenvolvimento empresarial e geração de renda, adotada na administração do prefeito Murilo”, afirma Neire Colman, secretária de Desenvolvimento Econômico. Ontem, o Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat) oferecia 137 vagas de emprego em diversas áreas.

São entre 100 e 130 empregos oferecidos diariamente. A demanda alta de oferta não consegue ser atendida pelo mercado, apesar de a Prefeitura de Dourados investir constantemente em capacitação de mão de obra pelo programa Qualifica Dourados.

O interesse de moradores de grandes cidades por Dourados começou recentemente. Em meados do ano passado, uma pesquisa semelhante apontou que 20% das visitas ao site da Semdes eram de moradores de Maringá, 7% de Campo Grande e 6% de São Paulo.

O prefeito Murilo tem investido em infraestrutura e desburocratização do atendimento público para facilitar a abertura ou ampliação de negócios. Muitos empresários locais estão investindo também em outro negócio ou ampliando aquele já existente.

No município de Dourados, são abertas em média quatro empresas por dia, gerando entre dois e 15 empregos. Daí a demanda crescente por profissionais em várias áreas. Desde o início de 2012, Dourados já recebeu mais de R$ 500 milhões de investimentos empresariais nestes pequenos e médios negócios.